TEMA: ECONOMIA E VIDA
LEMA: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro
( Mt 6,24)
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Afirmação de Jesus registrada no Evangelho de Mateus, propondo uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição do dinheiro, visto como o valor absoluto dirigindo a vida. O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor absoluto dirigindo a vida.
ResponderExcluirSonia.
Neste ano de 2011 a reflexão é outra. Ó enfoque é sobre a realidade que temos no dia a dia que requer compreender a origem dos problemas que têm colocado em rico a vida de nosso planeta. É preciso uma profunda reflexão sobre tudo isso, tendo como referência os princípios cristãos, os direitos humanos e a carta da terra. Repensar nosso modo de viver, mudar nosso jeito de produzir e consumir os bens adotando como indivíduos, sociedades e governos - atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente. Prof. Sonia Parode.
ResponderExcluirÉ impressionante como nosso corpo conta uma história a nosso respeito. Como é literalmente um espelho do nosso jeito de estar no mundo e nas relações, afinal de contas, é o instrumento que temos para estar e ser no mundo. É por meio dele que nos comunicamos, seja com a fala, um olhar, um sorriso, com as mãos, um abraço, um gesto qualquer
ResponderExcluirÉ nesta época do ano que os alegres campos de Lavanda, na região de Provence, França, atravessam o período mais florido das quatro estações. Repletos de perfume e cor, estes campos já inspiraram obras de importantes artistas, entre eles Van Gogh e Picasso. A Flores Online tem um Jardim de Lavandas para te inspirar
ResponderExcluirNÃO BUSQUE O RECONHECIMENTO DOS OUTROS... ♥
ResponderExcluir“Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.”
(Paulo Coelho)
O SEGREDO DA VIDA ♥
ResponderExcluirHá muitos e muitos anos, vivia na Índia um sábio, de quem se dizia que guardava em um cofre encantado, um grande segredo, que o fazia ser vencedor em todos os aspectos da vida, e por isso se considerava o homem mais feliz do mundo.
Muitos reis, com inveja, ofereceram a ele poder e dinheiro pelo cofre, e até tentaram roubá-lo, mas em vão. Quanto mais eles queriam o cofre, mais infelizes se tornavam, pois a inveja não os deixava viver. Assim os anos foram-se passando, e o sábio era cada dia mais feliz.
Um dia, um menino chegou até o sábio e disse-lhe: - Também gostaria de ser sábio como o senhor. Por que não me ensina o que devo fazer para conseguir a felicidade?
O sábio, ao ver a simplicidade e pureza do menino, disse-lhe:
- Eu vou te ensinar o segredo da felicidade.
- Venha comigo e preste bastante atenção. Na verdade, são dois os cofres onde guardo o segredo para ser feliz. Os nomes dos cofres são mente e coração, e o grande segredo, não é nada mais, nada menos, do que uma série de passos que você deve seguir por toda a vida..
O primeiro passo é saber que existe a PRESENÇA DE DEUS em todas as coisas da vida; portanto deves amá-lO e dar graças a Ele, por tudo o que tens.
O segundo passo é que deves amar a ti mesmo, e todos os dias, ao levantar e deitar, deves afirmar: eu sou importante, eu sou capaz, eu tenho valor, eu sou inteligente, eu sou carinhoso, eu espero muito de mim, e não há obstáculo que eu não possa vencer. Isto se chama AUTO ESTIMA.
Terceiro passo - Você deve pôr em prática todas as suas afirmações. Por exemplo, se você se acha inteligente, deve agir com inteligência; se você crê que é capaz, faça o que se propôs fazer. Se você ainda não estabeleceu metas em sua vida, trate de estabelecê-las e lute por elas, até conseguir atingi-las. Este passo se chama MOTIVAÇÃO.
O quarto passo consiste em NÃO TER INVEJA DE NINGUÉM, seja pelo que os outros possuam, ou pelo que são. Eles já alcançaram a sua meta. Agora, lute você por alcançar a sua.
O quinto passo é que NÃO DEVE GUARDAR RANCOR em seu coração, contra ninguém. Este sentimento não te fará feliz.
Deixe que as leis de Deus façam justiça. PERDOE E ESQUEÇA.
Sexto Passo. Não deves pegar o que não é seu. Lembre-se que de acordo com as leis da natureza, amanhã será tirado de você algo de maior valor.
O sétimo passo é: NÃO MALTRATES A NINGUÉM.
Todos os seres criados têm direito ao respeito, amor e carinho.
E por último... acorde sempre com um sorriso nos lábios, observe ao teu redor e descubra o lado bom e bonito de cada coisa. Pense em quão afortunado você é, em ter tudo o que tem, e ajude ao próximo, sem esperar recompensa.
Olhe as pessoas e descubra nelas qualidades, e dê também a elas o segredo
para serem vencedoras, porque só assim todos poderemos ser MUITO FELIZES!!
A SABEDORIA ♥
ResponderExcluirA sabedoria só pode surgir, se você souber ficar sozinho...
Quando você está absolutamente sozinho, quando se esquece do mundo todo, quando é só você mesmo, totalmente feliz em seu íntimo, não há necessidade do outro, não há desejo de coisa alguma...
Nesse descanso interior do ser, brota a sabedoria... Sabedoria não significa conhecimento, e sim visão, clareza! Não significa informação, mas transformação!
Aprenda a ficar sozinho e a permitir que a sabedoria venha à tona em seu ser. Assim você poderá viver no mundo e, mesmo numa multidão, conseguirá ficar sozinho, sem ser afetado, sem se distrair ou se impressionar com qualquer coisa.
Você estará no mundo, mas não será do mundo.
Você não dependerá mais de nenhum comando externo, nenhum mandamento. Não dependerá da Bíblia, do Gita, do Alcorão. Terá encontrado a sua escritura própria, a voz de Deus dentro do seu coração...
Quando você estabelece uma linha direta com Deus, através do silêncio, você não necessita mais de informações externas. Mais e mais você estará perto da sua origem Divina. Esse é o seu verdadeiro poder.
Medite... Por um lado você se torna bem-aventurado e, por outro, sábio: O silêncio é o caminho que te leva ao Divino.
Só existe felicidade em Deus e com Deus!
♥ CONQUISTANDO A LIBERDADE ♥
ResponderExcluirSe não estamos andando para frente, na verdade isso quer
dizer que estamos andando para trás.
Se não pudermos olhar para quem éramos há seis meses ou três anos atrás e sentir que hoje somos pessoas diferentes, alguma coisa está errada. Não estamos nos transformando.
Na vida, ou evoluímos ou permanecemos aprisionados.
Alguns de nós conhecem pessoas que sentem como se estivessem cumprindo uma pena em seus trabalhos, na vida familiar, nos relacionamentos, e até mesmo com relação a seus corpos. Talvez você as tenha conhecido há muito tempo atrás, quando ainda poderiam ter evitado o aprisionamento. Talvez mudar fosse muito desconfortável para elas, ou talvez achassem que daria muito trabalho romper o ciclo, e simplesmente desistiram.
Mas quero lembrar que todos nós temos recursos poderosos à nossa disposição: amigos, família e outras pessoas.
Juntos podemos nos libertar.
Não é um trabalho que se consiga fazer sozinho.
Sei que não é fácil se abrir e se mostrar vulnerável para os
outros, mas se não o fizermos, permaneceremos aprisionados. Se formos honestos conosco (e esse é outro requisito para se libertar), perceberemos que remover a negatividade, o ego e o egoísmo que bloqueia e impede nossa alma de brilhar é um trabalho muito pesado para se realizar sozinho. Precisamos de outra pessoa para nos ajudar a identificar nossas partes sombrias e para encontrar uma rota de escape da nossa prisão pessoal.
Ninguém gosta de expor suas fraquezas. Queremos que as
pessoas vejam somente a nossa face mais atraente.
Mas se nossa intenção for conquistar a liberdade, manter as aparências é como caminhar voluntariamente para o confinamento solitário.
A única maneira de sair da prisão é pedir a outra pessoa que
destranque a porta da cela.
Desafio você a se libertar. Procure alguém com quem se abrir – melhor ainda, talvez você conheça alguém que precise fazer o mesmo. É necessário identificar nossos padrões, e geralmente eles encontram-se tão entranhados, que não podemos fazer isso sozinhos.
Só se nos estendermos para fora da nossa cela e agarrarmos
a mão do lado de fora poderemos ser livres.
(Yehuda)